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sábado, 20 de fevereiro de 2010

Letrinhas

Sempre gostei de propaganda, principalmente das produções bem humoradas e peças originais e imaginativas. Acho que tenho até uma certa frustração em não ter seguido esse caminho profissional. Como na minha carreira de administrador a gente está, de alguma forma, ligado à propaganda, a frustração não é total. Pois bem, por conta dessa minha paixão não resolvida, presto muita atenção aos anúncios que passam na TV. É um hábito meu desde criança. Curto mesmo. Acompanhei a publicidade brasileira, no rastro de todas as outras manifestações artísticas, ser censurada durante o período ditatorial do país. Vibrei quando, após esse período “cinzento” da nossa história (engraçado, parece haver um consenso de que não chegou a ser totalmente negro), nossos profissionais da área destacaram-se internacionalmente, produzindo campanhas e peças da mais alta qualidade, ganhando importantes prêmios. A nova liberdade de imprensa e expressão deixou nossos homens de propaganda mais criativos ainda, chegando a criar uma organização de auto-controle, para zelar pela ética profissional, que, por longo tempo, parece ter funcionado. Escrevi as linhas acima para justificar minha indignação com o que está ocorrendo neste momento histórico pelo qual o Brasil passa. Parece que empresários e propagandistas se uniram para ENGANAR o leitor, telespectador, povo brasileiro em geral (vale a pena dizer aqui que uma boa fatia desse povo acaba de ingressar no mercado, saindo da linha de pobreza). Inventaram as famigeradas letrinhas que colocam nas peças publicitárias, em tamanho ridiculamente pequeno, em textos, por vezes, enormes, em impressão gráfica borrada, em cor clara e, por isso, ilegível, dando informações de exceção para o que as letras grandes ou o texto falado ou cantado do jingle dizem. Ou seja, na prática, funciona como no seguinte exemplo: mostra-se a imagem de um automóvel top de linha de 4 portas na cor prata metálico perolizado, pára-choques e aerofólio pintados na cor do veículo. A musiquinha fala que a taxa é zero*. Um grande balão vermelho no canto da tela mostra o preço: a partir de R$23.990,00**. Aí é que entram as tais letrinhas, que ficam no ar por “longos” 0,5 segundos, onde está escrito: “Veículo básico, cores sólidas, sem trava elétrica, sem vidros elétricos, sem ar-condicionado, pára choques em plástico preto ou cinza. *Taxa 0 para os modelos top de linha com pintura metálica e/ou perolizada, com todos os opcionais, inclusive ar-condicionado digital. Para os demais modelos, taxa de 3,99a.m. **Garantimos esse preço para os primeiros 10 clientes que comparecerem à nossa concessionária, na compra de veículo básico, sem nenhum opcional, pintura sólida (só branco), motor 0,8m³." Só que muito menor que isso. Deu pra entender? Com isso, atraem o incauto para dentro da concessionária, onde hoje tem banda de música, pula-pula e bola de encher para as crianças, agentes de financeiras e seguradoras para os adultos, e lhe empurram um carrinho meia-boca, um pouco melhorzinho que o básico, na cor que o atraiu na TV, por R$29.990,00. Tem coragem de chamar isso de marketing agressivo. Isso é agressão mercadológica. Há um tempo atrás, era possível, através de um vídeo-cassete, que todo mundo possuía ligado direto na TV, meter um cara desses na cadeia, provando com uma fita gravada que ele não disse o que alega ter dito, visto que o tempo em que as “letrinhas” ficaram no ar é insuficiente para ler. Mas hoje em dia, nem isso existe mais, ou sim, mas fica impraticável gravar uma propaganda em DVD para prova em juízo. E até disso estão se aproveitando, e faz parte do plano.

2 comentários:

Rafa Mazzei disse...

Isso aê, painho!!!!
É o tipo da coisa que 99,99% das pessoas se passam sempre!!! E é também o tipo de coisa que... como é que a gente pode protestar!?!?
É uma mizeeera!!

Beijão!

RayMazzei disse...

Isso é Utilidade Pública do Palmatória. Muito bom esse alerta. Acho que você já tinha me mandado por email. Prossilga!

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